Como nasceu o projeto
Em agosto de 2001, por iniciativa da FARMACOTÉCNICA – Farmácia de Manipulação de Brasília, nasce o Projeto Preservar, que tinha como intuito estimular a preservação do meio ambiente e disseminar o conhecimento das propriedades terapêuticas e medicinais das ervas e especiarias cultivadas nas chácaras do Núcleo Rural Vargem Bonita, em Brasília. O foco são os estudantes e educadores das redes pública e privada de ensino, profissionais da área da saúde e a comunidade do Distrito Federal.
Propósito
O propósito do Projeto Preservar é que as novas gerações conheçam a natureza, aprendam a valorizá-la e, dessa forma, ajudem na sua preservação.
A chácara na Vargem Bonita
Pioneira no cultivo de ervas e especiarias medicinais, cerca de 30 espécies são cultivadas na unidade e processadas em uma área especialmente projetada para tal fim, com equipamentos altamente modernos.
No local são cultivadas, inclusive, espécies que não são típicas do Cerrado e que foram climatizadas para se adaptar ao clima da região central do país. Um exemplo é a espinheira-santa, uma planta nativa da Região Sul e que, até então, não se adaptava a outros ambientes fora daquele natural.
Entre as espécies cultivadas na chácara da empresa estão a camomila, erva-cidreira, Aloe vera, cúrcuma, gengibre, hibisco, capim-santo, guaco, carqueja, hortelã e stevia.
A Naiak
Neste mesmo local, em agosto de 2010, nasceu a NAIAK com o objetivo de apoiar e expandir essa cultura de preservação e valorização da natureza por todo o Brasil. É onde até hoje a grande parte dos chás e das especiarias que fazem parte da linha de produtos é cultivada.
Participação dos alunos no projeto – objetivo e como funciona
Os alunos são as peças fundamentais do Projeto Preservar. Além de estimulá-los ao manejo, ao cultivo, à colheita, ao armazenamento e à transformação das ervas e especiarias medicinais, ele se propõe a ensinar o conhecimento milenar das plantas aos jovens, aproximando-os da natureza.
Durante muitos anos, eram apenas os alunos do Centro de Ensino Fundamental de Vargem Bonita que faziam parte dessa vivência. Depois, ingressaram os alunos da Escola Classe Ipê, ambas as escolas públicas da região. De julho a agosto, os alunos se dividem entre a escola e a chácara, tendo aulas teóricas e práticas e, assim, tornam-se monitores do Projeto Preservar na época da colheita da camomila.
Na ocasião, todos têm a oportunidade de conhecer os canteiros de ervas medicinais, os laboratórios onde são feitas demonstrações da produção de extrato de algumas plantas e a parte de processamento de secagem destas. Essa experiência possibilita aos alunos monitores um aprendizado mais rico, pois as informações teóricas, tratadas no cotidiano escolar, ganham uma dimensão real no momento da prática.
Cultivo nas escolas
Fazem parte do Projeto Preservar uma série de atividades, entre as quais se destaca a plantação de ervas medicinais nas próprias escolas parceiras, sendo que mais de dez espécies são cultivadas, entre elas estão: estévia, capim-santo, guaco, camomila, carqueja, espinheira-santa e hortelã-pimenta.
Palestras e oficinas
Durante o projeto são promovidos, nas escolas participantes, programas de palestras e de oficinas para os alunos sobre temas relacionados com os processos industriais de produtos de origem vegetal e a preservação do meio ambiente. São aulas práticas sobre produção de adubo orgânico, produção experimental de cosméticos e coleta e secagem de ervas medicinais.