Suplementação com ácido hialurônico para a saúde da pele!

Como acontece o envelhecimento da pele?

O cuidado com a pele é uma das grandes preocupações, principalmente do público feminino, pois este órgão é um dos primeiros a demonstrar os impactos do envelhecimento. O envelhecimento cutâneo é um processo biológico complexo, que ocorre de maneira gradativa e que é intrínseco ao ser humano. Mas, apesar de ser natural, ele pode ser acelerado e agravado pelo estilo de vida, como a exposição à radiação ultravioleta, consumo de álcool, consumo de tabaco e má alimentação.

 

Cuidado IN&OUT no envelhecimento

Ter alguns cuidados básicos como um padrão alimentar saudável, hidratação adequada, sono de qualidade e a prática de atividade física moderada são aliados da desaceleração desse processo. Destaca-se o papel da nutrição na manutenção da pele, no contexto do cuidado IN&OUT. Assim, além de cuidar dos hábitos alimentares, é importante frisar a importância da suplementação de nutrientes e ativos-chave na promoção da saúde cutânea, com destaque para os benefícios de suplementos que apresentam o ácido hialurônico em sua composição.

 

O que é o ácido hialurônico?

Com grande destaque nos últimos anos, o ácido hialurônico pode ser utilizado tanto via tópica quanto via suplementos orais. Ele é um composto presente na matriz extracelular tanto da derme como da epiderme, que desempenha um papel predominante na estrutura, no preenchimento espacial e na organização dessa matriz, contribuindo para a elasticidade, a hidratação e a firmeza da pele. Ainda, destaca-se por atuar na imunomodulação e na cicatrização e desempenhar ação antioxidante.

 

Envelhecimento e ácido hialurônico

O processo de senescência, assim como hábitos inadequados relacionados ao estilo de vida, leva à redução da síntese e a uma maior degradação do ácido hialurônico cutâneo, em sinergia com a do colágeno, o que potencializa os sinais de envelhecimento da pele, como desidratação, flacidez e aumento das marcas de expressão.

 

Suplementação com ácido hialurônico promovendo a beleza da pele!

Um estudo controlado, randomizado e duplo-cego, que foi conduzido em indivíduos com rugas “pés de galinha”, avaliou os benefícios da suplementação de 120mg/dia de ácido hialurônico, com 2 pesos moleculares (2 k ou 300 k), por 12 semanas. Durante o estudo, ambos os grupos suplementados apresentaram melhor volume dos sulcos e de rugas, além de menor área com rugas quando comparados ao grupo placebo.

Ainda, Göllner et al. (2017) avaliaram, em um estudo clínico, a suplementação de ácido hialurônico combinado com biotina, vitamina C, cobre e zinco em um composto para ser diluído em água, por 40 dias. A ingestão desse suplemento proporcionou o aumento significativo na elasticidade e hidratação da pele, além de uma diminuição significativa na aspereza da pele e profundidade das rugas.

 

REFERÊNCIAS:

BONTÉ, F. et al. Skin Changes During Ageing. SubecellularBiochemistry, v. 91, 249-280, 2019.

SIMAS, L.A.W.; WOLPE, R.E. Manual de Atendimento em Nutrição Estética. Curitiba: Editora Autores Paranaenses, 2016.

PUJOL, A. P. (Org.). Nutrição Aplicada à Estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.

SOUYOUL, S. A.;   SAUSSY, K. P.; LUPO, M.P. Nutraceuticals: A Review. Dermatology and Therapy, n. 8, v. 1, p. 5-16, 2018.

SALWOWSKA, N. M. et al. Physiochemical properties and application of hyaluronic acid: asystematic review.  Journal of Cosmetic Dermatology, v. 15, p. 520-526, 2016.

PAPAKONSTANTINOU, E.; ROTH, M.; KARAKIULAKIS, G. Hyaluronic acid: A key molecule in skin aging. Dermato-Endocrinology, v. 4, n. 3, 9. 253-258, 2012.

OE, M. et al. Oral hyaluronan relieves wrinkles: a double-blinded, placebo-controlled study over a 12-week period. Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology, v. 10, p. 267-273, 2017.

GÖLLNER, I. et al. Ingestion of an Oral Hyaluronan Solution Improves Skin Hydration, Wrinkle Reduction, Elasticity, and Skin Roughness: Results of a Clinical Study. J Evid Based Complementary Altern Med, v.22, n.4, p.816-823, 2017.