Whey Protein: pode ser aliado do emagrecimento saudável?

Com a chegada do verão, os pacientes que vão ao consultório do nutricionista buscando estratégias nutricionais que contribuam para a perda de peso. O emagrecimento efetivo e saudável é resultado da resolução de alterações metabólicas, além de um olhar integrativo, que avalia e inclui no tratamento os aspectos comportamentais, genéticos, biológicos e sociais. Nesse contexto, de acordo com os benefícios físicos, assim como os de autoestima e de qualidade de vida, que a redução de peso pode promover, a inclusão de intervenções inovadoras e efetivas também é necessária para atingir tal objetivo. Suplementos proteicos são investigados como estratégia nutricional para melhorar as condições metabólicas e a composição corporal, inclusive no processo de emagrecimento, com destaque para o whey protein.

Whey protein – Qual a sua composição nutricional?

O whey protein (proteína do soro do leite) é um suplemento alimentar obtido como subproduto da fabricação de queijos, pela coagulação da caseína, mediante um processo de filtração. Ele possui um excelente valor nutricional, principalmente, devido a sua alta concentração proteica, com um rico perfil de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo é incapaz de produzir, devendo ser obtidos via alimentação ou suplementação), além de conter lactose, gordura e outros componentes, como glicomacropeptídeos (GMP). As tecnologias de produção atuais permitem reduzir o teor de carboidratos (principalmente de lactose) e gorduras do whey, assim, proporcionando um produto mais puro, com melhor digestibilidade e com maior concentração proteica, sem que ocorra desnaturação proteica.

Principais benefícios do whey

Muito além do esporte, o whey protein é um grande aliado para diversas situações clínicas, já que possui efeito imunomodulador, estimula a síntese de glutationa e fornece suporte antioxidante. Além disso, ele atua como modulador da microbiota intestinal, levando à proliferação de bifidobactérias no intestino. Outro ponto em destaque e o benefício de maior uso atualmente é quanto à promoção da síntese proteica induzida pelos aminoácidos do whey, contribuindo para a hipertrofia e atuando como aliado do emagrecimento saudável.

Efeito da suplementação com whey protein na composição corporal

Wirunsawanya et al. (2018), em uma revisão sistemática e metanálise, avaliaram os efeitos que a suplementação com whey protein proporciona em indivíduos com sobrepeso e obesidade. Os autores concluíram, ao final do estudo, que esta estratégia proporcionou significativa redução do peso corporal e da massa gorda, além de melhorar parâmetros relacionados ao risco cardiovascular, como pressão arterial, glicemia de jejum, HDL-c e colesterol total. Rondanelli et al. (2020), em uma revisão, apontou que a suplementação com 20g/dia de whey protein é aliada da preservação da massa livre de gordura em um protocolo de baixa ingestão calórica. Um estudo clínico randomizado e controlado (GOMES et al, 2017), realizado com mulheres que passaram por cirurgia bariátrica há 24 meses ou mais, avaliou os efeitos da suplementação com 0,5g/kg do peso ideal de whey protein, por dia, durante 16 semanas. Quando comparado ao grupo controle, o grupo intervenção teve maior perda de peso e de massa de gordura, sem mudança na massa livre de gordura.

Efeito da suplementação com whey protein na modulação do apetite

Uma metanálise de estudos randomizados (Mollahosseini et al., 2017) investigou se a suplementação com whey protein promovia algum efeito no apetite. Os autores do estudo concluíram que a intervenção, além de contribuir para reduzir o apetite no curto e no longo prazo, também era aliada da melhora da composição corporal, por estimular a saciedade. Reimer et al. (2017), em um estudo controlado, randomizado e duplo-cego, avaliaram, por 12 semanas, se o consumo de barrinhas enriquecidas com whey e/ou inulina, por indivíduos com sobrepeso ou obesidade, auxiliava na modulação do apetite e de outros parâmetros. O grupo intervenção, que recebeu a barrinha com whey, teve melhora de diversos aspectos relacionados ao controle de apetite.

Whey Protein Berries & Hibisco é um lançamento da Naiak que veio para ser a dose da beleza diária! Formulado com whey protein isolado e hidrolisado, colágenos hidrolisado e Verisol®, adoçado com estévia e xilitol e com sabor de hibisco e aroma de frutas vermelhas naturais, é um aliado da manutenção da massa magra, do emagrecimento efetivo e do cuidado integrado da pele!

Aproveite e confira algumas receitas feitas com o Whey Protein Berries & Hibisco neste link

REFERÊNCIAS

PASCHOAL, V.; NAVES A. Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. São Paulo: Roca, 2014. CÓRDOVA-DÁVALOS, L. E. et al. Glycomacropeptide Bioactivity and Health: A Review Highlighting Action Mechanisms and Signaling Pathways. Nutrients, v. 11, n. 3, p. 598, 2019. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6471465/>. Acesso 06 de out. 2020. WIRUNSAWANYA, K. et al. Whey Protein Supplementation Improves Body Composition and Cardiovascular Risk Factors in Overweight and Obese Patients: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Am Coll Nutr., v.37, n.1, p. 60-70, 2018. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29087242/ > Acesso 06 de out. 2020. GOMES, D. L. et al. Whey Protein Supplementation Enhances Body Fat and Weight Loss in Women Long After Bariatric Surgery: a Randomized Controlled Trial. Obes Surg. v.27, n.2, p.424-431, 2017. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27885532/ > Acesso 06 de out. 2020. REIMER, R. A. et al. Inulin-type fructans and whey protein both modulate appetite but only fructans alter gut microbiota in adults with overweight/obesity: A randomized controlled trial. Molecular Nutrition and Food Research, v. 61, n. 11, 2017. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28730743/> Acesso 06 de out. 2020. MOLLAHOSSEINI, M., et al. Effect of whey protein supplementation on long and short term appetite: A meta-analysis of randomized controlled trials. Clinical Nutritional ESPEN, p.34-40, 2017. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29072167/> Acesso 06 de out 2020. BADELY, M. et al. The effect of whey protein on the components of metabolic syndrome in overweight and obese individuals; a systematic review and meta-analysis. Diabetes and Metabolic Syndrome, v. 13, n. 6, p. 3121-3131, 2019. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31790966/> Acesso 06 de out. 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *