Óleos naturais: riqueza da natureza para o self care!

Por que incluir uma rotina de autocuidado?
Ter um momento, na rotina, visando cuidar de si é parar para priorizar a você mesmo! Isso gera benefícios para a saúde mental, a autoestima, a autoconfiança e o bem-estar; e, atualmente, todos nós estamos precisando disso no dia a dia corrido e estressante. Além disso, a pele e o cabelo são tecidos que conectam o nosso interior com o exterior e transmitem as alterações fisiológicas ou emocionais, merecendo ser cuidados com carinho, tanto mediante uma boa alimentação e nutrição quanto por meio de uma rotina de self care com produtos de qualidade superior.

Escolha bem: prefira os dermocosméticos naturais
A escolha por dermocosméticos naturais deve ser a prioridade, pois a composição desses produtos incluem ingredientes provenientes da natureza, como extratos vegetais, óleos vegetais e pigmentos naturais. Além disso, não têm em sua composição parabenos, silicones, corantes e fragrâncias artificiais, que normalmente estão presentes nos dermoscosméticos convencionais e que, em excesso, podem prejudicar a homeostase do corpo.

Descubra a novidade Naiak para o self care

Para auxiliar na sua rotina da beleza diária, trazendo o cuidado e o carinho da natureza, a Naiak desenvolveu uma linha de dermocosméticos formulados com os melhores ativos naturais, tendo como base a camomila! Uma das novidades da marca é o Flor de Chamomile, um óleo multifuncional que reúne os óleos de camomila, de jojoba, de melaleuca, de argan e vitamina E, que agem em sinergia para cuidar da pele e do cabelo. Conheça mais os componentes deste produto inovador!

Um pouco da história dos óleos naturais

Os óleos vegetais estão entre os principais ativos naturais mais utilizados no âmbito da estética. Desde a Antiguidade, o óleo era produzido a partir de plantas, frutas e sementes ricas em gordura. Os moinhos para moer produtos, os chamados “moinhos de Jericó”, eram compostos por duas pedras, entre as quais nozes e amêndoas eram esmagadas. Os óleos não eram usados ​​apenas para preparar refeições, mas também na medicina e, principalmente, para massagem e cuidados com a pele, visto que eles formam uma barreira protetora contra agressões externas, além do alto teor de compostos bioativos presentes neles, que propiciam diversos benefícios.

Benefícios do óleo de camomila

A camomila é uma das plantas mais utilizadas nos cosméticos devido ao seu alto teor de compostos bioativos; e é uma planta que faz parte da essência da Naiak. Para fins estéticos, o uso do seu óleo proporciona efeito anti-inflamatório, ajudando a reduzir a inflamação, irritação e vermelhidão, além de prevenir o ressecamento cutâneo. Ele também desempenha ação imunomoduladora, o que pode auxiliar no tratamento de algumas doenças de pele, como a acne, já o seu efeito antioxidante contribui para o clareamento da pele. Em relação ao cabelo, ela promove hidratação, brilho, maciez, limpeza e melhora o alinhamento dos fios. (JADOON et al., 2015; ABURJAI, FEDA; 2002).

Mas, os seus benefícios vão além da estética. O seu óleo tem sido associado a tratamento coadjuvante da síndrome do túnel carpal, uma inflamação que acomete o nervo mediano do canal do carpo, gerando dor, dormência e até imobilização da mão. Conforme Hashempur et al. (2017), em um estudo controlado, randomizado e duplo-cego, a aplicação tópica do óleo de camomila, por quatro semanas, promoveu melhora da funcionalidade, dinamometria e severidade dos sintomas no grupo de intervenção.

Efeitos do óleo de argan

Com alto teor de polifenóis, ácidos graxos monoinsaturados, tocoferóis e esqualeno, o óleo de argan restaura a barreira protetora, contribuindo para melhorar a hidratação, elasticidade e maciez da pele. A presença de tocoferóis proporciona efeito antioxidante, que auxilia no combate aos radicais livres, que podem levar ao envelhecimento da pele. Seu uso no cabelo irá revitalizar os fios, melhorando a hidratação, a nutrição e fortalecendo a estrutura capilar.

Contribuições do óleo de melaleuca

A este óleo são relacionados efeitos antioxidante, anti-inflamatório, bactericida, além de auxiliar na cicatrização cutânea, fazendo com que ele seja aliado ao tratamento da acne e da dermatite seborreica.

Benefícios do óleo de jojoba

Com alta compatibilidade com a pele, seu alto teor de ésteres de cera promove efeito de reparo da barreira cutânea, dessa forma, contribuindo para o aumento da hidratação. Além disso, contribui para a melhora da cicatrização e na proteção contra o envelhecimento precoce. É um óleo indicado para todos os tipos de pele, devido ao fato de ser hipoalergênico. Ele também proporciona fortalecimento e flexibilidade aos fios capilares.

Incluir Flor de Chamomille na sua rotina de beleza é trazer o cuidado da natureza para a sua pele e cabelo! Um óleo multifuncional e 100% natural, vegano e livre de ativos químico que auxilia a promover hidratação, leveza e efeito calmante.

Conheça também a espuma de limpeza facial – Chamomile & Aloe e o Spray Iluminador de Cabelo – Chamomile Blonde

Referências

ANDRADE, K.; MEJIA, D.P.M. Ação dos antioxidantes tópicos no combate ao envelhecimento cutâneo. Monografia (Pós-graduação em Dermocosméticos e Cosmetologia Clínica Biocursos). Disponível em: <https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/201/4-AYYo_dos_antioxidantes_tYpicos_no_combate_ao_envelhecimento_cutYneo.pdf>. Acesso em 19 de ago. 2020. CHAUHAN, E.S.; JAYA, A. Chamomile an Ancient Aromatic Plant – A Review. J Ayu Med Sci., v.2, n.4, p.251-255,2017. DELSIN, S. D.; CAMPOS, P. M. B. G. M. Hair care formulations containing argan oil: development, stability and texture profile. Biomed Biopharm Res.,v.12,n.2,p.233-242,2015. FONTES, I. J. G. Antioxidantes como substâncias cosmetologicamente activas. 2013, p.1-46. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêutica) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2013. HASHEMPUR, M. H. et al. Efficacy of topical chamomile oil for mild and moderate carpal tunnel syndrome: A randomized double-blind placebo-controlled clinical trial. Complement Ther Clin Pratc., v. 26, p. 61-67, 2017. KRIST, S. Vegetable Fats and Oils. 2020. Disponível em: <https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-30314-3_59>. Acesso em 25 ago. 2020. LIN, T-K. et al. Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils. Int J Mol Sci., v.19, n.1, p.70, 2018. PAZYAR, N. et al. A review of applications of tea tree oil in dermatology. Int J Dermatol., v.52, n.7, p.784-90, 2013. SINGH, O. et al. Chamomile (Matricaria chamomilla L.): An overview. Pharmacognosy Reviews, v.5, n. 9, p.82, 2011. STALLINGS, A.F.; LUPO, M.P. Practical Uses of Botanicals in Skin Care. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, v.2, n. 1, p. 36-40, 2009. TSAI, F-J. et al. Evaluation of the antioxidative capability of commonly used antioxidants in dermocosmetics by in vivo detection of protein carbonylation in human stratum corneum. J Photochem Photobiol B, v.112, p.7-15,2012. YANG, S. et al. Encapsulating plant ingredients for dermocosmetic application: an updated review of delivery systems and characterization techniques. International Journal of Cosmetic Science, v. 42, n. 1, p. 16-28, 2020.