Cuidado das unhas – Nutrição IN & OUT

Síndrome das Unhas Frágeis – Quais os fatores associados ao seu desenvolvimento?

Além do emagrecimento, a preocupação com a estética, principalmente da pele, das unhas e do cabelo, é um dos principais motivos que levam à busca por acompanhamento nutricional. Unha fraca, também conhecida como síndrome das unhas frágeis, é uma condição comum nos consultórios, já que sua prevalência é alta, atingindo cerca de 20% da população, principalmente, mulheres. Ela se caracteriza por um aumento da fragilidade das unhas, tornando-as mais susceptíveis à quebra, descamação e imperfeições.

Os principais fatores desencadeadores dessas alterações nas unhas são exposição a agentes químicos, como solventes, formaldeído (presente em alguns esmaltes), fungos e traumas repetitivos (como digitação). Além disso, a deficiência de nutrientes, tanto pela falta de ingestão como pela redução da absorção, também acomete a saúde ungueal.

Conceito In&Out 

A nutrição In & Out é fundamental para o tratamento eficaz da síndrome das unhas fracas. Isso porque esse conceito aborda a importância de adequar a alimentação do paciente e incluir suplementos alimentares para que haja uma nutrição efetiva do organismo, assim, permitindo que se reflita não somente no adequado funcionamento fisiológico, mas, também, na melhora da qualidade e aparência de tecidos e estruturas corporais, como as unhas. O “out” se dá pela associação de cosméticos naturais, o que permite um tratamento em conjunto e completo.

base_fortalecedora unhas_fortes

Nutrição integrada no tratamento das unhas frágeis

Quando pensamos nos nutrientes importantes para a saúde das unhas, é fundamental atentar-se àqueles que são importantes para a formação de queratina e colágeno, alguns dos principais constituintes da unha. A biotina atua como cofator na síntese de queratina e um estudo conduzido por Costa, Nogueira e Garcia (2007) avaliou que 2,5mg de biotina por dia, durante 12 semanas, auxiliaram na melhora do quadro de síndrome de unhas frágeis, sendo observado por microscopia eletrônica.

Alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho e outros, são importantes para a resistência da unha, uma vez que esse elemento químico contribui para as pontes de dissulfeto de cisteína, que estabilizam as proteínas da unha. Vitaminas do complexo B, C e E, selênio e proteínas de alto valor biológico são essenciais para a síntese de queratina e colágeno.

Inclusive a suplementação com peptídeos de colágeno também beneficia o crescimento da unha, propiciando o seu fortalecimento. Hexsel et al. (2017) conduziram um estudo com participação de 25 pessoas, que receberam 2,5g de peptídeos de colágeno (Verisol®) por dia, durante 24 semanas, com pausa de 4 semanas. Houve aumento da taxa de crescimento das unhas e diminuição na frequência das unhas quebradas, após a suplementação.

Cosméticos naturais no tratamento das unhas frágeis

Para complementar a adequação da alimentação e suplementação é necessário o uso de cosméticos que vão atuar diretamente na desordem estética, além de reduzir a exposição a agentes que desencadeiam a síndrome, como formaldeído, tolueno e outros que são encontrados em diversos cosméticos voltados para as unhas.

A aplicação de base fortalecedora, com associação de ativos que propiciam hidratação, firmeza, nutrição, proteção e fortalecimento das unhas, complementa o tratamento e acelera a melhora do quadro. Um estudo avaliou a aplicação de esmalte fortalecedor resultou em melhora no aspecto da lâmina ungueal de grande parte das pessoas avaliadas, provavelmente, decorrente a presença de ativos que conferem propriedade hidratante (PINHEIRO et al., 2009).

Naiak – Produtos naturais para o cuidado In & Out

A Naiak se preocupa com o cuidado e nutrição In & Out e, por isso, tem uma dupla de produtos imbatíveis: VMC Nails, base fortalecedora hipoalergênica, 5 free, vegana e formulada com ativos que promovem nutrição, hidratação e entre outros benefícios às unhas e VMC, um suplemento alimentar completo em cápsulas, composto por oito vitaminas, dois minerais quelados e colágeno Verisol®, promovendo o cuidado integrado e efetivo da saúde das unhas!

Referências 

SIMAS, L.A.W.; WOLPE, R.E. Manual de Atendimento em Nutrição Estética. Curitiba, 2016.

COSTA, I. M. C.; NOGUEIRA. L, S, C.; GARCIA. P, S. Síndrome das unhas frágeis. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 82, n. 3, p.263-267, 2007.

ANUNCIATO, T.P. Nutricosméticos. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) Ribeirão Preto/USP, 2011.

CASHMAN, M. W.; SLOAN, S. B. Nutrition and nail disease. Clinics in Dermatology, v. 28, n. 4, p. 420-425, 2010.

HEXSEL, D. et al. Oral Supplementation With Specific Bioactive Collagen Peptides Improves Nail Growth and Reduces Symptoms of Brittle Nails. Journal of Cosmetic Dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

PINHEIRO, C. et al. Avaliação do esmalte fortalecedor de unha. 2009. (Trabalho de Conclusão de Curso de Cosmetologia e Estética) Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *