Levedura nutricional com especiarias: eficácia na substituição do sal!

Uma pesquisa da Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (2013) –, em associação com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relatou que cerca da metade dos brasileiros avalia seu consumo de sal como “médio”. Essa percepção é considerada equivocada, uma vez que o consumo médio no país é de 12 gramas por dia, um valor considerado maior do que o dobro do recomendado.

Diante desse cenário, as estratégias para diminuir o consumo de sal crescem progressivamente ao mesmo tempo que o mercado cria opções de temperos mais saudáveis e sustentáveis. Um item que está se tornando comum na rotina de pessoas que priorizam a qualidade nutricional no preparo de alimentos é a levedura nutricional.

Conhecida como nutritional yeast, a levedura é um suplemento elaborado a partir do fungo Saccharomyces cerevisiae, que tem como propriedades as mudanças no sabor de alimentos e oferta de uma alta densidade de nutrientes. Além da contribuição em alimentos fermentados, suas atividades antagônicas relacionadas às bactérias indesejáveis ​​e aos fungos são amplamente conhecidas. Dentre elas, pode-se destacar a capacidade em promover acidificação do ambiente de crescimento e liberação de compostos antimicrobianos para modular a microbiota intestinal. Seu consumo frequente também garante uma boa reposição de vitaminas do complexo B e minerais.

Levedura nutricional com especiarias naturais!

A combinação de nutritional yeast com especiarias naturais é uma forma promissora de temperar as preparações culinárias, dessa forma, agregando sabor diferenciado e qualidade de nutrientes e compostos bioativos. Cúrcuma, pimenta-do-reino, gengibre, páprica doce e pimenta-caiena são algumas das opções que contribuem para os benefícios à saúde e tornam as receitas mais saborosas.

A cúrcuma é um tempero cada vez mais estudado, na literatura, por conta dos seus efeitos para diversas funções do corpo que merecem atenção. Como um potente anti-inflamatório natural, ela ajuda na modulação de patologias caracterizadas por processos inflamatórios, como doenças articulares e cardiovasculares, além de exercer um papel eficiente como anticancerígeno. Apesar de sua alta eficácia, a biodisponibilidade da curcumina, seu principal fitoativo, é baixa e pouco absorvida pelo organismo. Por isso, associá-la com a pimenta-preta é uma forma de aumentar sua absorção.

A Naiak inovou e uniu duas linhas diferenciadas em um produto ideal para a rotina gastronômica, e outro combinando ingredientes naturais para resultar em um sabor exclusivo: Nutritional Yeast Cúrcuma Hot Mix. A levedura nutricional combinada com as especiarias naturais – cúrcuma, pimenta-do-reino, gengibre, páprica doce e pimenta-caiena; e Nutritrional Yeast Veggie, resultado da mistura de vegetais naturais desidratados, como cebola, tomate, pimentão verde, pimentão vermelho, alho, salsa e cebolinha, junto à levedura.

 

REFERÊNCIAS

XU, L. et al. Yeast Probiotics Shape the Gut Microbiome and Improve the Health of Early-Weaned Piglets. Front Microbiol., v. 9, 2018.

HATOUM, R. et al. Antimicrobial and probiotic properties of yeasts: from fundamental to novel applications. Front Microbiol., v. 3, n. 421, 2012.

RAHMANI, A. et al. Role of Curcumin in Disease Prevention and Treatment. Adv Biomed Res., v. 7, n. 38, 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *