Colágeno hidrolisado e as evidências atuais de sua eficácia!

A utilização de nutracêuticos para melhorar a beleza corporal tem ganhado espaço cada vez maior na rotina das pessoas, acompanhada da preocupação com a saúde. Um suplemento escolhido frequentemente é o colágeno, uma proteína estrutural que atua em diferentes tecidos como pele, cabelos, unhas e articulações. Os efeitos de sua suplementação são investigados pela literatura científica atual, trazendo resultados significativos na saúde e estética.

Colágeno e pele

A inclusão de colágeno hidrolisado na complementação alimentar é ideal para minimizar os efeitos prejudiciais do fotoenvelhecimento da pele. Uma recente revisão literária feita por Choi et al. (2019) analisou os ensaios controlados feitos com a suplementação de colágeno para o tratamento antienvelhecimento da pele. A administração dessa proteína, via oral, pode favorecer a proteção e os reparos das fibras endógenas de colágeno e elastina e melhorar a capacidade de retenção de umidade, reduzindo o ressecamento cutâneo. Os resultados de 11 estudos foram promissores para apontar a eficiência e segurança do uso de colágeno para aumentar a hidratação, elasticidade e densidade da proteína dérmica.

Colágeno e articulações

O envelhecimento é um processo que leva à diminuição da síntese e mudanças no arranjo de proteoglicanos e colágeno na cartilagem e nas articulações. Um ensaio clínico duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, conduzido por Czajka et al. (2018), investigou os efeitos da suplementação de colágeno em 120 indivíduos que consumiram o produto testado ou placebo diariamente, por 90 dias.

O consumo do produto com colágeno do teste reduziu a dor nas articulações em 43% e melhorou a mobilidade articular em 39%. Os autores sugeriram que a suplementação oral com peptídeos bioativos de colágeno, combinados com vitaminas e minerais, é uma boa estratégia para tratamento de doenças que acometem as articulações a fim de reduzir o desgaste e a inflamação local.

O mercado de nutracêuticos inova constantemente a oferta de produtos para a rotina individual de cada consumidor. A Naiak conta com dois suplementos de colágeno hidrolisado em formas de apresentação diferentes: Colágeno Hidrolisado em cápsulas e Colágeno Hidrolisado em pó.

REFERÊNCIAS

CHOI, F. et al. Oral Collagen Supplementation: A Systematic Review of Dermatological Applications. J Drugs Dermatol., v. 18, n. 1, p. 9-16, jan. 2019.

CZAJKA, A. et al. Daily oral supplementation with collagen peptides combined with vitamins and other bioactive compounds improves skin elasticity and has a beneficial effect on joint and general wellbeing. Nutr Res., v. 57, p. 97-108, sep. 2018.

POEFÍRIO, E.; FANARO, G. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 153-164, 2016.