Levedura nutricional – tempero proteico e saboroso!

A levedura nutricional (ou nutritional yeast) é um suplemento elaborado a partir do fungo Saccharomyces cerevisiae e tem conquistado o paladar dos consumidores em razão do seu sabor e da densidade de nutrientes.

Ao proliferar, o micro-organismo produz uma espécie de fermentado rico em vitaminas do complexo B e minerais que, após processamento industrial, resulta na levedura nutricional. Com baixo valor calórico, o suplemento possui ácido glutâmico livre, um aminoácido não essencial que aumenta a especificidade das papilas gustativas para sentir o sabor salgado dos alimentos. A levedura nutricional contém, ainda, zinco, cromo, ferro e magnésio em sua composição.

Quando usada como tempero, realça o sabor dos alimentos e confere um sabor azedinho semelhante ao do queijo. Pode ser adicionada a diversas preparações como saladas, molhos, sopas, recheios, snacks, entre outras receitas, incrementando a dieta de vegetarianos e veganos em razão das altas concentrações de vitaminas, sobretudo, cobalamina (B12), e por não conter nenhum produto de origem animal. Propicia sabor aos alimentos ao mesmo tempo que fornece vitaminas, proteínas e sais minerais, estimulando também a redução no consumo de sal. Por seu conteúdo nutricional, sabor e benefícios ao organismo, pode ainda ser usada para complementar a prescrição de indivíduos com restrições alimentares e/ou deficiência de micronutrientes.

A literatura aponta para os benefícios, para a atividade física, dos suplementos à base de leveduras. Talbott e Talbott (2009) avaliaram os efeitos da suplementação com a fibra solúvel betaglucana, isolada do fungo Saccharomyces cerevisiae, na diminuição da fadiga, dos sintomas respiratórios e no aumento do vigor de maratonistas e atletas de resistência. Em comparação ao grupo placebo, os resultados mostraram que os atletas que consumiram cerca de 200mg ou 500mg do suplemento à base da levedura antes do exercício apresentaram menor cansaço físico e sintomas respiratórios, além de maior disposição.

Nutritional Yeast é a levedura nutricional em flocos da Naiak, disponível nos sabores:  Vegan Cheese e Italian vegan. Nutritional Yeast Vegan Cheese é o suplemento, a partir do extrato da levedura Saccharomyces cerevisiae, que confere sabor natural de queijo às preparações. Nutritional Yeast Italian Vegan, por sua vez, é o tempero enriquecido com especiarias que dão um toque de sabor diferenciado ao produto. Além de realçar o sabor natural dos alimentos, enriquece a alimentação com proteínas, vitaminas do complexo B e minerais.

“Saiba mais sobre o Nutritional Yeast Vegan Cheese e o Nutritional Yeast Italian Vegan da Naiak!”

Nutritional Yeast Vegan Cheese: https://www.naiak.com.br/inicio/117-nutritional-yeast-vegan-cheese.html

Nutritional Yeast Italian Vegan: https://www.naiak.com.br/inicio/118-nutritional-yeast-italian-vegan.html

 

REFERÊNCIAS

ALONSO-DEL-REAL, J. et al. Effect of temperature on the prevalence of Saccharomyces non-cerevisiae species against a S. cerevisiae wine strain in wine fermentation: competition, physiological fitness, and influence in final wine composition. Frontiers in microbiology, v. 8, fev. 2017.

FIORINI, L.S. Dossiê: os minerais na alimentação. Food Ingredientes Brasil, n. 4, 2008. [Internet]. Disponível: <http://www.revista-fi.com/materias/52.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2019.

TALBOTT, S.; TALBOTT, J. Effect of BETA 1, 3/1, 6 GLUCAN on upper respiratory tract infection symptoms and mood state in marathon athletes. Journal of Sports Science & Medicine, v. 8, n. 4, p. 509-515, dez. 2009.

TORRES, A. Notícias e resultados de pesquisas científicas sobre o mundo da Nutrição. O que é nutritional yeast (levedura nutricional)? Disponível em: <http://andreiatorres.com/blog/2016/11/12/o-que-nutritional-yeast-levedura-nutricional>. Acesso em: 20 fev. 2019.

USDA – United States Department of Agriculture. Yeast: Handling/Processing. [Internet]. Disponível em: <https://www.ams.usda.gov/sites/default/files/media/Yeast%20TR%20Handling%201-22-14%20final.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *